30 junho 2006

Saúde

Estudos recentes nos EUA e Inglaterra estão concluindo que pessoas casadas têm mais saúde que solteiras. De maneira geral, explicam que os casados passam mais de seu tempo cuidando-se mutuamente, ficam mais em casa, afastam-se dos exageros com álcool, e isso funcionaria como anti-depressivo, como redutor de problemas cardíacos e como estímulo à produção de mais anti-corpos, tornando o corpo mais eficiente até para combater gripes. Isso sem dizer que esses casais estão também menos sujeitos ao stress.

Há pouco recebi a ligação de um amigo, mas não tive a oportunidade de comentar essa fantástica descoberta. Certamente ele ficaria contente em saber que seu casamento lhe traz tanta coisa boa! Tudo bem que ele me ligou para contar que ele e a mulher discutiram de novo, e que dessa vez tudo foi resolvido com alguns safanões... Acho que viverão melhor quando souberem o bem que um está fazendo à saúde do outro!

Vai entender...


powered by ODEO


(Foto - Corbis / Fotosearch)
(Audio - Saúde com PedroMariano)

24 junho 2006

Ontem e hoje, porque algumas coisas nunca mudam...

Ninguém discorda de que as mulheres de hoje em dia são muito diferentes das de antigamente, mais preparadas, mais estudadas e mais independentes.

Mas, em meio a tanta diferença, essas mesmas mulheres continuam guardando algumas semelhanças com aquela geração de décadas atrás.

Não há mulher, nem de hoje nem de ontem, que não goste de um belo arranjo de flores, por exemplo.

Pelo menos isso os novos tempos não lhes tiraram - a graciosidade do encanto quando presenteadas com o mais simples, mas talvez o mais belo dos presentes.

Sinal de que nem tudo no mundo está perdido.

E que assim seja.

22 junho 2006

Quer pagar quanto?

Tragicômica essa história da Varig. Má gestão, risco de arresto de bens, cancelamento de vôos, ofertas de compra falsas, protestos "a Varig é nossa"...

Se a Varig é deles? É de quem comprar, sejam eles, sejam outros...

Gostei da declaração do Ministro da Defesa, Waldir Pires - "O que não desejamos que aconteça é que a Varig entre em falência, mas, se entrar, paciência. As pessoas vivem e morrem. Assim é também com empresas." Gostei por dois motivos. Primeiro, porque é verdade. Oras, se foi mal gerida, por que é que o nosso dinheiro deveria ser usado para salvá-la? Só porque ela é nossa? Bom, minha não é, e também nem quero que seja. Segundo, porque deste governo, populista e demagógico que é, eu não esperaria nada diferente da mão que afaga a cabeça... Se cumprida a declaração, será um avanço. Ou alguém acha que a incompetência dos administradores deve ser recompensada só porque "a Varig é nossa"?

Do contrário, sugeriria um novo curso no Sebrae - "como quebrar uma empresa e ainda ganhar um financiamento do governo". Será um sucesso. Melhor ainda se vier com uma aula sobre desvio de verba, então...

Minha, a Varig não é. E sua? Quer pagar quanto?

(Foto - Fábio Motta / Agência Estado)

20 junho 2006

Dicionário da Língua Portuguesa Feminina

Recebo de uma leitora do Na Areia da Praia uma cópia da edição especial da Veja: "Especial Mulheres". Espera que eu faça aqui, publicamente, meus comentários.

Dentre os vários artigos, interessou-me o "você não me entende". Nome bacana para o artigo. É uma frase clássica. Deve ser a primeira sentença completa que as meninas aprendem a falar, lá nos seus 2 ou 3 anos de idade.

Enfim...

Começa ele: "ela reclama que está acima do peso; ele não percebe que é hora para elogiá-la". (Bom, se ela está acima do peso - como ELA mesma admite - que vá fazer uma academia, oras...)

O texto da revista segue falando de uma estudiosa americana, Deborah Tannen, professora de lingüistica e autora de um bestseller ("you just don't understand me"), que afirma que "homens e mulheres não se comunicam da mesma forma". Ual!

É verdade! Os homens encaram a comunicação como um meio para se chegar a um fim. É objetivo. As mulheres encaram a comunicação como um fim para se chegar no meio, que às vezes provoca um começo que nunca tem fim. É complicado.

---<><><>---

Dizem que Aurélio Buarque de Holanda foi convidado a redigir o "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Feminina". Recusou julgando-se incapaz. Seriam cerca de 20.000 verbetes com um total de 1.850.000 significados. Homem prudente esse Buarque de Holanda.

---<><><>---

Os estudiosos, diz a revista, mostram que essas diferenças são observáveis. Os homens falam em ambientes públicos. Mas não falam tanto em casa. A razão seria que nos primeiros, as conversas são em geral objetivas. Em casa, as mulheres tomam a frente e saem falando de temas subjetivos.

E nessa história de subjetividade, as mulheres manifestam-se de forma indireta: "sim" quer dizer "não", "bela" quer dizer "feia", "gorda" quer dizer "magra", "nossa que grande" quer dizer... deixa pra lá.

Para os homens, a língua já é instrumento de poder (verdade!), e é usada para resolver problemas. (Eu diria que uma boa língua abre muitas "portas".)

---<><><>---

Em Tokio foi comprovado que os pulmões femininos são, proporcionalmente, 8 vezes mais potentes que os masculinos. Segundo a Teoria de Darwin, isso teria permitido às mulheres falar mais de 90 palavras por minuto. Ao longo dos milênios, as incapazes forando morrendo. Surdas.

---<><><>---

Aí vem a parte mais interessante de toda a reportagem. Imaginemos uma cena matinal. O homem abre seu jornal à mesa do café para sua - sagrada - leitura pós-despertar. Se é sagrado para ele, para ela é uma ofensa. Por que ele não pode conversar um pouquinho? (Haja assunto!)

Os acadêmicos demonstram que os homens usam da linguagem para resolver problemas. Por isso, quando a mulher lhes fala de um problema, eles entendem que estão sendo chamados a auxiliar na solução. Elas, na verdade, querem apenas solidariedade e ouvir "isso já aconteceu comigo".

---<><><>---

Em 1951, iniciaram-se os trabalhos para que o Ibirapuera se tornasse o que é hoje. Meses depois percebeu-se que alguns passarinhos estavam morrendo, vítimas dos altos decibéis das britadeiras, betoneiras e tratores. O prefeito Armando Arruda, preocupado com o meio ambiente, mandou construir um aviário em Moema, entre um salão de cabelereiros e uma loja de sapatos femininos. Não se sabe porque, mas em poucos dias todos os passarinhos do aviário estavam mortos. Todos na mesma posição - com as asinhas cobrindo a cabeça.

---<><><>---

Fiz abaixo uma tabela, aproveitando significados que a revista já traz para cada situação, mas complementando com a contrapartida masculina...

Quando elas dizem: "estou pensando em fazer uma lipoaspiração"
Na verdade querem dizer: "estou me sentindo feia, minha auto estima está em baixa e preciso urgentemente de um elogio"
E o que o homem deve responder: "deixa de ser preguiçosa e vá fazer uma academia! Lipoaspiração? Sabe quanto custa isso?"

Quando elas dizem: "você sabia que fulana está saindo com um homem casado?"
Na verdade querem dizer: "gostaria de usar essa fofoca para discutirmos nossos conceitos de fidelidade"
E o que o homem deve responder: "que sem vergonha! É sua amiga, no mínimo…"

Quando elas dizem: "você sabia que fulano está saindo com uma mulher casada?"
Na verdade querem dizer: "gostaria de usar essa fofoca para discutirmos nossos conceitos de fidelidade"
E o que o homem deve responder: "a mulher dele não lhe dá carinho. A culpa disso tudo só pode ser dela…"

Quando elas dizem: "estou confusa"
Na verdade querem dizer: "pensei muito em nossa relação e acho que desejo colocar um ponto final"
E o que o homem deve responder: "então reflita mais, fale menos, e quando tiver mais certeza voltamos a falar. Não tenho tempo para suas divagações agora. Vai começar o futebol."

Quando elas dizem: "por que você implica com minhas amigas?"
Na verdade querem dizer: "implicar com elas é me rejeitar por tabela"
E o que o homem deve responder: "porque se eu te falar 'nossa, essa tua amiga fulana é mesmo uma delícia!!!', acho que não vou ser bem compreendido, NÃO É MESMO?"


Nos próximos dias trarei uma relação de frases para que as mulheres que queiram manter seus casamentos incorporem a seus diá(monó)logos com seus parceiros.



(Fotos - Playmobil)
(Textos extraídos de Veja Especial Mulheres, com comentários (bem humorados) do Na Areia da Praia )
(Referências e fatos históricos fictícios e de autoria do site, sem relação com a matéria publicada na revista)

18 junho 2006

Inevitável, mas insustentável

Deu no Estadão deste domingo - "América do Sul vive onda populista clássica". O termo surgiu nos Estados Unidos, enquanto Andrew Jackson utilizava os negros do Sul contra a aristocracia branca que governava o país.

No populismo da Argentina, Bolívia, Brasil e Venezuela os governantes eleitos pelo voto popular usam as massas para sustentarem seus projetos de poder, numa relação tensa com as demais instituições. Por outro lado, essas mesmas massas, durante anos excluídas do processo democrático, agora usam de seus votos para conseguir programas assistenciais de efeito imediato e direto (o Bolsa-Família é um bom exemplo), num círculo vicioso e de efeitos perversos.

Segundo Rubens Ricupero, "a onda populista é o preço que a América do Sul paga para integrar as massas excluídas que têm voto direto".

É um movimento que cedo ou tarde aconteceria.

Mas a insustentabilidade do modelo também, cedo ou tarde aparecerá.

16 junho 2006

Novos tempos modernos

Fui almoçar no fim da tarde. Mau horário, a cozinha já estava quase fechando e os garçons preparando-se para, eles, almoçarem.

Mas o pior de tudo foi presenciar a cena seguinte. Todos aqueles garçons, mais o ajudante do cozinheiro, mais o gerente do restaurante, mais o sei-lá-o-que, todos homens, sentados à frente da tv... assistindo atentamente a uma novela!!!

Sou do tempo que novela era coisa de mulher. Homem, homem de verdade, não assistia novela. Assistia futebol, programa de luta (nem que fosse luta livre), filme pornô, mesa-redonda... mas novela - nunca!

Estes "novos-tempos-modernos" ainda vão acabar com a humanidade...

Homem vendo novela???

... só falta agora inventarem o dia do orgulho gay.

(Foto - Bruce Laurance / Imagebank)

15 junho 2006

Katrina brasileiro

As autoridades americanas acabam de descobrir um grande furo em seu programa de assistência às vítimas do Furacão Katrina. Na vontade de atender rapidamente aos necessitados, alguns cuidados básicos e mecanismos simples de anti-fraude foram deixados de lado.

Resultado, advinhem... cerca de US$ 1 bilhão desviados para pedidos de ajuda fraudulentos, gastos com reservas em hotéis de luxo, bebidas, ingressos para jogos, e toda a sorte de coisas que se pode imaginar. Até para cirurgia de mudança de sexo o dinheiro serviu.

Até o mês passado, mais de 50 pessoas já haviam sido descobertas e processadas.

Pelo jeito, lá, assim como cá, sempre há alguns espertos se valendo da ocasião.

E se no final os tribunais decidirem absolvê-los, aí sim terei a certeza de que todo nosso know-how foi exportado.

(Foto - Wikipedia / Nasa)

12 junho 2006

Eleições para Presidente - Convenção do Tucanato

Na Convenção que ratificou a candidatura do Geraldo Alckmin à presidência, quem fez bonito mesmo foi a viúva Covas - dna. Lila: comparou a esquerda de Lula à direita de Maluf, e qualificou a ambos de "iguais, enganadores, ladrões". Depois, criticou os ataques mútuos entre tucanos - "a gente vive criticando um ao outro e isso é terrível".

Pena não terem dado a ela parte dos 55 (intermináveis) minutos do discurso do Geraldo. Talvez ela os tivesso usado para falar da patética campanha dele e das trapalhadas que ele e seus cupinchas vivem fazendo.

E com tudo isso ele está conseguindo o impossível - até em São Paulo o Lula já o está alcançando.

Adversário assim, acho que nem o PT sonhava...

(Foto - Tribuna da Imprensa Online)

01 junho 2006

Cinema - Pânico das Mulheres


José Rodrigues da Conceição, mais conhecido como o "Tevez" do Programa Pânico, resolveu investir na carreira de ator.

Depois da bem sucedida temporada no quadro "Pedala Robinho, Samba Tevez", ele vai estrelar um filme pornô da Produtora Brasileirinhas.

O anão contou que não precisou fazer nada. Bastaram 3 dias de abstinência para ele encarar numa boa os 8 dias de gravação, sem remédios, e "pedalar e sambar" com 4 atrizes.

O anãozinho é mesmo fera: tem 99cm (de altura, claro), e além das cenas mais picantes, ele ainda demonstra habilidades com a bola nos pés, fazendo embaixadinhas e chutando na trave à la Ronaldinho Gaúcho.

O diretor do filme, Sandro Lima (que certamente estará em Cannes no ano que vem), elogiou o desempenho do ator: "as atrizes estavam se maquiando e ele já estava excitado!" Ele ainda garantiu que só ajudou "em algumas posições, porque a altura não permite fazer tudo. Mas ele mandou bem. Tem muito gás!"

Mais propostas de trabalho? Gente talentosa nunca fica desempregada...

(Foto - divulgação)