Dicionário da Língua Portuguesa Feminina
Recebo de uma leitora do Na Areia da Praia uma cópia da edição especial da Veja: "Especial Mulheres". Espera que eu faça aqui, publicamente, meus comentários.
Dentre os vários artigos, interessou-me o "você não me entende". Nome bacana para o artigo. É uma frase clássica. Deve ser a primeira sentença completa que as meninas aprendem a falar, lá nos seus 2 ou 3 anos de idade.
Enfim...
Começa ele: "ela reclama que está acima do peso; ele não percebe que é hora para elogiá-la". (Bom, se ela está acima do peso - como ELA mesma admite - que vá fazer uma academia, oras...)
O texto da revista segue falando de uma estudiosa americana, Deborah Tannen, professora de lingüistica e autora de um bestseller ("you just don't understand me"), que afirma que "homens e mulheres não se comunicam da mesma forma". Ual!
É verdade! Os homens encaram a comunicação como um meio para se chegar a um fim. É objetivo. As mulheres encaram a comunicação como um fim para se chegar no meio, que às vezes provoca um começo que nunca tem fim. É complicado.
---<><><>---
Dizem que Aurélio Buarque de Holanda foi convidado a redigir o "Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Feminina". Recusou julgando-se incapaz. Seriam cerca de 20.000 verbetes com um total de 1.850.000 significados. Homem prudente esse Buarque de Holanda.
---<><><>---
Os estudiosos, diz a revista, mostram que essas diferenças são observáveis. Os homens falam em ambientes públicos. Mas não falam tanto em casa. A razão seria que nos primeiros, as conversas são em geral objetivas. Em casa, as mulheres tomam a frente e saem falando de temas subjetivos.
E nessa história de subjetividade, as mulheres manifestam-se de forma indireta: "sim" quer dizer "não", "bela" quer dizer "feia", "gorda" quer dizer "magra", "nossa que grande" quer dizer... deixa pra lá.
Para os homens, a língua já é instrumento de poder (verdade!), e é usada para resolver problemas. (Eu diria que uma boa língua abre muitas "portas".)
---<><><>---
Em Tokio foi comprovado que os pulmões femininos são, proporcionalmente, 8 vezes mais potentes que os masculinos. Segundo a Teoria de Darwin, isso teria permitido às mulheres falar mais de 90 palavras por minuto. Ao longo dos milênios, as incapazes forando morrendo. Surdas.
---<><><>---
Aí vem a parte mais interessante de toda a reportagem. Imaginemos uma cena matinal. O homem abre seu jornal à mesa do café para sua - sagrada - leitura pós-despertar. Se é sagrado para ele, para ela é uma ofensa. Por que ele não pode conversar um pouquinho? (Haja assunto!)
Os acadêmicos demonstram que os homens usam da linguagem para resolver problemas. Por isso, quando a mulher lhes fala de um problema, eles entendem que estão sendo chamados a auxiliar na solução. Elas, na verdade, querem apenas solidariedade e ouvir "isso já aconteceu comigo".
---<><><>---
Em 1951, iniciaram-se os trabalhos para que o Ibirapuera se tornasse o que é hoje. Meses depois percebeu-se que alguns passarinhos estavam morrendo, vítimas dos altos decibéis das britadeiras, betoneiras e tratores. O prefeito Armando Arruda, preocupado com o meio ambiente, mandou construir um aviário em Moema, entre um salão de cabelereiros e uma loja de sapatos femininos. Não se sabe porque, mas em poucos dias todos os passarinhos do aviário estavam mortos. Todos na mesma posição - com as asinhas cobrindo a cabeça.
---<><><>---
Fiz abaixo uma tabela, aproveitando significados que a revista já traz para cada situação, mas complementando com a contrapartida masculina...
Quando elas dizem: "estou pensando em fazer uma lipoaspiração"
Na verdade querem dizer: "estou me sentindo feia, minha auto estima está em baixa e preciso urgentemente de um elogio"
E o que o homem deve responder: "deixa de ser preguiçosa e vá fazer uma academia! Lipoaspiração? Sabe quanto custa isso?"
Quando elas dizem: "você sabia que fulana está saindo com um homem casado?"
Na verdade querem dizer: "gostaria de usar essa fofoca para discutirmos nossos conceitos de fidelidade"
E o que o homem deve responder: "que sem vergonha! É sua amiga, no mínimo…"
Quando elas dizem: "você sabia que fulano está saindo com uma mulher casada?"
Na verdade querem dizer: "gostaria de usar essa fofoca para discutirmos nossos conceitos de fidelidade"
E o que o homem deve responder: "a mulher dele não lhe dá carinho. A culpa disso tudo só pode ser dela…"
Quando elas dizem: "estou confusa"
Na verdade querem dizer: "pensei muito em nossa relação e acho que desejo colocar um ponto final"
E o que o homem deve responder: "então reflita mais, fale menos, e quando tiver mais certeza voltamos a falar. Não tenho tempo para suas divagações agora. Vai começar o futebol."
Quando elas dizem: "por que você implica com minhas amigas?"
Na verdade querem dizer: "implicar com elas é me rejeitar por tabela"
E o que o homem deve responder: "porque se eu te falar 'nossa, essa tua amiga fulana é mesmo uma delícia!!!', acho que não vou ser bem compreendido, NÃO É MESMO?"
Nos próximos dias trarei uma relação de frases para que as mulheres que queiram manter seus casamentos incorporem a seus diá(monó)logos com seus parceiros.
(Fotos - Playmobil)
(Textos extraídos de Veja Especial Mulheres, com comentários (bem humorados) do Na Areia da Praia )
(Referências e fatos históricos fictícios e de autoria do site, sem relação com a matéria publicada na revista)
1 Comments:
querido autor, em primeiro lugar, obrigada pela dedicação do seu precioso tempo na leitura, analise e dissertação sobre o assunto. mas a pergunta que nao quer se calar...o que lhe terá feito essa mulher para tao rudes palavras escrever sobre esta categoria: mulher! tenho certeza que a vida ainda lhe surpreenderá com um excelente exemplar da espécie, pra que possa provar o que a vida tem de melhor! abs!!
Postar um comentário
<< Home