26 agosto 2006

Lance Armstrong - De volta a vida

Este é um daqueles livros que se lê em poucos dias. Sao 247 páginas de prender a atenção e que parecem nao dar trégua - quanto mais se lê, mais se quer continuar... até o fim.

Recomendo fortemente.

"Há muita coisa aqui que não é fácil de contar nem agradável de ouvir. Peço a você agora, já de início, que ponha de lado suas idéias sobre heróis e milagres, porque não sou assunto para livros de história. Isso aqui não é a Disneylandia, nem Hollywood. Vou dar um exemplo: li por aí que voei sobre as montanhas e colinas da França. Mas ninguém sobe voando uma colina. O que se faz é lutar lenta e dolorosamente contra a colina e, talvez, se o esforço for enorme, é possivel chegar ao topo antes de todo mundo.

(...)

A verdade é que o câncer foi a melhor coisa que me aconteceu na vida. Não sei porque desenvolvi a doença, mas ela fez maravilhas para mim, e eu não gostaria de tê-la evitado. Por que haveria eu de querer mudar, um dia só que fosse, o evento mais importante e definidor da minha vida?

As pessoas morrem. Tal verdade é tao desalentadora que às vezes mal consigo articulá-la. Por que devemos seguir em frente, você pode se perguntar. Por que nós todos simplesmente não paramos e caímos ao chão, no lugar em que estivermos? Mas há tambem uma outra verdade. As pessoas vivem, e das maneiras mais extraordinárias. Quando eu estava doente, vi mais beleza, e triunfo e verdade num só dia do que jamais havia visto numa corrida de bicicletas - mas eram momentos humanos, e não milagrosos. Conheci um cara de roupa suada e puida que era na verdade um brilhante cirurgião. Fiquei amigo de uma enfermeira apressada e superocupada chamada LaTrice, que cuidou tão bem de mim que aquilo só podia ser resultado da mais profunda simpatia e afeição. Vi crianças sem cílios, sem sobrancelhas, com os cabelos queimados pela quimioterapia, e que lutavam com corações de um Indurain(*).

Ainda não entendo tudo isso completamente.

Tudo o que posso fazer é contar o que aconteceu
."


(*) - Miguel Indurain, ciclista.




(Foto e texto - De volta a vida, de Lance Armstrong, Editora Z, paginas 8, 9 e 10)

1 Comments:

Blogger Lua said...

estava sumido...

obrigada pela dica, vou tentar.

5:14 PM  

Postar um comentário

<< Home